Marcelo Spalding
Se você gosta de ler, escrever e viajar, coloque como prioridade conhecer o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo. Fundado em 2006, o museu interativo e multimídia é visualmente impactante, uma ode à palavra escrita e falada em geral e à língua portuguesa em si, destacando sua presença mundial. Você vai sair de lá querendo ler poesia, conversar com pessoas de personalidades linguísticas diferentes, escrever. Você vai se sentir parte de algo maior.
O primeiro andar tem sempre uma exposição temporária, quando eu fui da primeira vez era sobre a Clarice Lispector, agora está uma exposição sobre a influência das línguas africanas no vocabulário brasileiro. Ficamos sabendo nesta exposição que palavras como “fofoca” e “caçula” são originárias de línguas africanas.
Já no segundo e terceiro andares estão as instalações permanentes. A Rua da Língua é espetacular, um corredor imenso em que passam palavras, sons e ilustrações. O uso de diferentes mídias, aliás, é uma constante no museu, que aposta na multisensorialidade para ensinar e, por que não, sensibilizar o visitante.
Mas siga a orientação dos recepcionistas e comece pelo vídeo do 3° andar. O vídeo em formato cinema é contemporâneo, veloz, bem-humorado; a transição para a projeção é emocionante, surpreendente; e a projeção em si é um tanto hermética, aposta muito nos clássicos e pouco no contemporâneo, mas a ideia de nos colocar dentro do vídeo vale muito.
Senti falta de objetos, livros, manuscritos, museus interativos por vezes são mais interativos que museus, mas curiosamente foi o fato de o acervo ser digital que permitiu ao museu retornar mesmo depois do grande incêndio de 2015, que levou um bombeiro a óbito e fez o museu permanecer fechado por mais de 5 anos para reconstrução do prédio.
Uma dica para quem consegue se organizar para ir ainda neste ano é que o ingresso aos sábados e domingos em 2024 é gratuito, e mesmo assim o museu é mais vazio, especialmente domingo, porque em dias de semana muitas escolas levam seus alunos.
Ah, e não deixe de começar sua turistada em SP na Pinacoteca, que é bem em frente.
CAPA | GUIAS | LIVRO | OFICINA DE ESCRITA | FOTOS | VÍDEOS | CONSULTORIA | EDIÇÃO DE LIVROS | AUTOR